Turismo & Eventos
História de Sete Lagoas
De 1677 até meados do século XVIII, a região progrediu pouco, continuando porem a ser cortada em suas direções por aventureiros, atraídos pelas noticias da fartura dos lagos da planície e das riquezas de minério e calcário. Em 1711, JOÃO LEITE DA SILVA ORTIZ, sobrinho de FERNÃO DIAS, obteve da Coroa Portuguesa a sesmaria das Sete Lagoas (cercada de duas léguas de terras), vendendo-a no mesmo ano a ANTÔNIO PINTO DE MAGALHÃES.
Na primeira metade do século XVIII, sendo a região passagem obrigatória para os currais baianos, foi instalado na sesmaria um registro de gado. Na mesma época, criou-se o Quartel Geral das Sete Lagoas, cujo objetivo era o de fiscalizar e impedir o extravio de ouro e diamantes. Mesmo assim, a região permaneceu praticamente estagnada durante quase um século.
Dia primeiro de Janeiro de 1782 foi Instalada aqui a “Casa dos Rendimentos” -uma espécie de coletoria de rendas para cobrar os impostos devidos à Coroa.
Foi em função da cobrança dos Impostos, o policiamento das estradas do sertão e a guarda das minas contra a ação dos ladrões e aventureiros, que o alferes da Cavalaria Montada de Minas, Joaquim José da Silva Xavier – O TIRADENTES – veio para Sete Lagoas, aqui residindo comprovadamente entre 1780 e 1781.
O povoamento intensificou-se de fato, a partir de 1820, quando foi construída a Capela de Santo Antônio das Sete Lagoas, hoje Catedral de Santo Antônio, a qual era subordinada á matriz do Curral Del Rei.
A paróquia de Sete Lagoas foi criada em 1841, quando o crescimento da região já começava a se tornar evidente.
O povoado passou a distrito em 1847, pertencendo ao Município de Santa Luzia. Em 24 de novembro de 1867, pela lei nº 1395, foi elevado á categoria de cidade, com o nome que ostenta atualmente. O município foi instalado em 27 de novembro de 1871.
Turismo Sete Lagoas
A Comunidade de Sete Lagoas pratica com intensidade a recreação e o lazer.
As opções são muitas, pois além dos recantos naturais temos clubes campestres e urbanos, restaurantes, praça de esportes, parque aquático, cinema, barzinhos, estádios, grutas e ilhas.
Situa-se no centro da cidade esta jóia de rara beleza que com as lagoas JOSÉ FÉLIX, BOA VISTA E CATARINA tornam Sete Lagoas conhecida a “TERRA DOS LAGOS ENCANTADOS” Este “cartão postal” oferece ao setelagoano e ao turista momentos de encanto e poesia.
O paisagismo, em toda a orla, é o motivo de admiração, com especial destaque para os Buritis e Palmeiras que aumentam a beleza existente.
A mais ampla área de lazer é localizada na lagoa da Boa Vista no bairro de mesmo nome, ocupando uma àrea de 18.000 m2, Dotada de infra-estrutura par a atender 8 mil pessoas. O parque oferece campos de futebol, pista de bicicross, pistas de skate em concreto. quadra poliesportiva, pista de patins, restaurante, play-grounds, quadras de vôlei e peteca e uma ampla praça de eventos com palco iluminado.
De arquitetura arrojada, o CAT, em conjunto com os mastros de bandeiras e quiosques estabelece agradável harmonia com a lagoa e os jardins locais, constituindo ponto de alta frequência de setelagoanos e visitantes.
Incrustada na Lagoa da Catarina, a ilha das Flores é um dos belos recantos da cidade. Em sua entrada estão gravadas várias trovas de autores setelagoanos. É um ponto de lazer muito agradável e bem freqüentado pelos moradores dos bairros vizinhos, que bem utilizam a quadra de esportes, localizada na cabeceira norte.
A Lagoa JOSÉ FÉLIX toda circundada por residências traz em seu espelho d’água a beleza peculiar as lagoas, sem adornos e benefícios criados pelo homem. Em sua longa área perimetral localizam-se: O Clube Náutico de Sete Lagoas, atraente pela sua estrutura e pela diversidade esportiva que oferece à população.
A Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), com excelente área esportiva, social e de lazer.
A Associação dos Servidores Municipais, outro recanto muito bem equipado e que serve como palco de importantes eventos, além de oferecer distração aos associados.
Pela sua extensão, a lagoa “Zé Félix” serve de local para a prática de esportes aquáticos e passeios de lanchas, barcos, caiaqaues, etc.
Próximo ao trevo de entrada da cidade situa-se a gruta REI DO MATO, de grande riqueza geológica. A beleza e a magia de seu interior contém 8 salões e duas galerias que prendem a atenção de todos que têm a oportunidade de visitá-la.
Foram construídas passarelas em estrutura metálica na área delimitada para o acesso de turistas e implantação de um moderno projeto de iluminação especialmente elaborado para a gruta, que se desliga automaticamente após a passagem do grupo de visitação, evitando variações térmicas que afetem o ecossistema da gruta.
Construído no alto da serra de Santa Helena constitui uma bela reserva florestal e ecológica, com represamento de um curso de água além de possuir uma infra-estrutura para a prática de camping, restaurante, play-ground.
É muito pitoresca a estrada de acesso, pavimentada em pedras. Do parque propriamente dito pode-se dirigir à cascata por trilhas batidas, abertas na mata. O espetáculo visual é dos mais bonitos, difícil de ser ver algo similar.
Em Sete Lagoas existe no perímetro urbano dez lagoas, sendo 17 em toda a região próxima a cidade.
A Lei que denomina as lagoas oficiais do município é a 4.113, de 11 de Novembro de 1989. São estas as sete lagoas: Boa Vista, Catarina, Chácara, Cercadinho, José Félix, Matadouro e Paulino.